Seguidores

sábado, 30 de agosto de 2008

papel do professor


O papel do professor na Educação do presente.

O professor é um agente de construção do ser social.


O professor nos dias atuais não vive mais naquela hierarquia de mando e desmando por isso ele coloca-se na maioria das vezes como um apresentador de idéias e conhecimentos, sabendo que o seu papel não é somente ensinar o que sabe aos que não sabem, mas sim compartilhar conhecimentos, sabendo que também pode aprender algo daqueles que estão ali para dividir com ele, suas dúvidas e opiniões. É o professor quem "cria" situações para que seus alunos se apropriem de conhecimentos significativos. O professor de hoje deve levar em consideração que o aluno não é um ser que não sabe nada e vai à escola para aprender tudo com o professor, que é o possuidor do saber. Hoje, o Professor é o "mediador" do conhecimento, mesmo que o educando traga em si uma série de costumes e conhecimentos do mundo familiar, na Escola o educando recebe uma carga ainda mais intensa, pois lá ele se relaciona com mais pessoas diferentes do círculo familiar com o qual está acostumado, neste contexto de interação social o professor é um agente conciliador e mediador das relações. Cada conhecimento adquirido pelo educando lhe dá mais caminhos para interagir com os demais, e esse conhecimento não é apenas conteúdo seco é uma série de informação que servem de elo nas relações sociais inter e extra sala de aula.
O papel do professor não é só transmitir conhecimentos da disciplina, mas educar para a vida, desenvolver no aluno a capacidade de aprender a aprender autonomamente. Isso se dá através de práticas significativas do ensino para levar o aluno á reflexão e a partir daí a ser um cidadão crítico e ciente do seu papel na sociedade.
Diante deste aspecto o papel do professor é ajudar o educando a encontra-se como um ser social que apreende os conhecimentos para se interagir com os demais.

Nenhum comentário: